Nesses últimos dias, o Brasil está em um “transtorno total”, os jornais tem mostrado muito sobre os acontecimentos na política do Brasil, nas redes sociais há milhares de frases, fotos e opiniões sobre esses acontecimentos. Não estou aqui para falar sobre política, manifestações, nem sobre minha posição em relação ao governo, estou aqui para dizer que, por mais que tudo esteja um caos, a questão financeira esteja mal, a violência e a miséria tenha aumentado, nosso papel como cristão é um papel extremamente importante e devemos orar pelo Brasil e amar este país, tendo misericórdia e compaixão.

Sinceramente, eu estava perdida em relação às notícias, não sabia como reagir a tudo isso e então eu orei e lendo a Bíblia, Ele chamou minha atenção para uma coisa muito preciosa, a história de Jonas.

Resumindo a história do livro de Jonas, Nínive era uma cidade que estava cheio de pecado e maldade, ou seja, havia corrupção ali e isso não agradava a Deus, foi quando Ele chamou Jonas para ir a Nínive pregar para que a cidade voltasse para Deus e se arrependesse. (Aqui percebemos a preocupação de Deus para com as cidades e países, Ele é um Deus zeloso. De um modo geral, Ele quer um povo que se arrependa de seus pecados e se volte para Ele.) Porém, Jonas tentou fugir da presença de Deus e de seu chamado e foi para a cidade de Társis de navio, mas no meio do caminho houve uma tempestade violenta e tudo isso ocorreu porque Jonas fugiu da presença de Deus, então ele foi lançado ao mar para que a tempestade fosse acalmada e um peixe muito grande o engoliu e ali ficou 3 dias e 3 noites, depois o Senhor deu uma ordem para que o peixe vomitasse Jonas na terra, foi aí que ele, pela segunda vez, recebeu ordem de Deus para ir à Nínive e proclamar a mensagem que Ele queria que Jonas falasse aquele povo e dessa vez, Jonas fez o que Deus havia mandado e as pessoas de Nínive se arrependeram e creram em Deus, jejuaram e oraram e então Deus teve misericórdia e não destruiu aquela cidade.

Comparando essa história com o Brasil e com o mundo, Nínive é um exemplo das cidades e países que há na terra hoje, no caso, Nínive representa o Brasil, infelizmente há corrupção, maldade, violência, imoralidade, pecado, idolatria e miséria, isso qualquer pessoa percebe pelas notícias que vemos nos jornais e notamos que vivemos isso por conta da consequência do pecado, mas Deus, em sua infinita misericórdia, sendo Ele um Deus zeloso, nos ama e está com os Seus olhos atentos a nós, ao Brasil e as cidades do Brasil e Ele quer salvar esta nação (Essa é uma verdade que tem um impacto muito grande no meio de tanta confusão). Jonas representa todos os cristãos do Brasil que um dia foram transformados pelo poder de Cristo e pela Verdade do evangelho e agora temos um chamado, uma ordem, assim como Jonas teve: “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei;” Mateus 28:19-20a

Podemos reagir de duas maneiras a essa chamado: fugindo ou cumprindo. Alguns fogem como Jonas fugiu a princípio, entretanto Deus nos chama agora, novamente, para não fugirmos mais e cumprir o seu chamado pra nós, o qual é um chamado que glorifica a Deus e nos alegra em poder compartilhar a Única esperança para o Brasil. Essas perguntas nos fazem refletir sobre o cumprimento do nosso chamado: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue?” Romanos 10:14

Não é por acaso que estamos morando no Brasil hoje, temos um chamado a cumprir aqui, e no meio de tanta confusão, existe esperança sim, porque ela está naquilo que é eterno, não está neste mundo, “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18.

Deus quer que façamos discípulos de TODAS as nações, portanto isso inclui o Brasil. Uma das coisas que alegra meu coração é que mesmo não sendo capaz de fazer discípulos por minhas próprias forças, Ele prometeu que nos capacitaria pra isso, se Ele nos chamou, Ele nos capacitará, e também Jesus nos deu seu exemplo de como fazer discípulos. Ele está conosco todos os dias, isso foi prometido pra nós na segunda parte do versículo de Mateus 28:20: “e eu estou convosco até o final dos tempos.”

 

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha presença, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14

 

Amanda Martins