Há uma sentença que tem feito meu coração arder, se eu estou triste, meu coração se enche de esperança e alegria porque eu consigo ver além das circunstâncias que eu me encontro e sinto uma paz que não tem como explicar, a “paz que excede todo o entendimento”. (Filipenses 4:7).

Eu sabia que por meio de Cristo somos mais que vencedores (Rm 8:37), eu sabia que através dEle eu tinha a salvação, o perdão dos meus pecados e graça, mas eu não tinha reparado a quantidade de “POR MEIO DE CRISTO”, “ATRAVÉS DE CRISTO”, “POR CAUSA DE CRISTO” ou “EM CRISTO” a Bíblia continha e, na minha opinião, se há tantas frases indicando a Cristo e O destacando, é porque essa ênfase é muito importante para nossa vida.

Observaremos agora alguns dos versículos que contém essa sentença (com destaques meus), com vários sinônimos, mas com um significado: É por meio de Cristo, e ninguém mais, apenas por Ele, que podemos viver em plenitude e ter uma certeza e esperança:

 

“Essa esperança é para nós âncora da alma, segura e firme, que entra no lugar interior, além do véu, onde JESUS ENTROU POR NÓS, COMO PRECURSOR, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 6:19.

 

O sacrifício de Jesus Cristo nos permite hoje ir além do véu, isso quer dizer que podemos entrar em contato direto com Deus através de Cristo (antigamente isso não era possível) e por causa dEle, então, temos um sumo-sacerdote que foi tentado em tudo, mas não pecou em nenhum momento e por isso se compadece de nossas lutas e fraquezas.

 

“Mas se, procurando ser justificados EM CRISTO, nós mesmos também fomos encontrados pecadores, seria por acaso Cristo ministro do pecado? De modo nenhum.” Gálatas 2:17

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.” Romanos (Rm) 5:1

“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus PELA MORTE DE SEU FILHO, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” Rm 5:10-11

 

Ser justificado é LINDO. “Justificação é o ato de Deus pelo qual Ele perdoa pecadores e os aceita como justos por causa de Cristo.” ¹ Nós que somos pecadores, merecíamos o inferno e viver eternamente sofrendo e distante de Deus, mas através de Cristo e por causa dEle, estamos (todos os que tem fé em Cristo Jesus) livres dessa condenação pois toda a justiça que merecíamos, Ele suportou e nos justificou pela justiça de Cristo, ou seja, somos justos por causa de Tudo que Ele sofreu no nosso lugar, é isso que Isaias 53:4-5 quer dizer: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas dores…Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo QUE NOS TRAZ A PAZ estava sobre Ele, e por seus ferimentos fomos sarados.” E agora, se temos paz com Deus, é por causa de Cristo. Têm-se reconciliação com Deus, é por causa de Cristo. O versículo de Isaías quer dizer que “Ele levou sobre si as nossas dores”, dores de viver eternamente separado de Deus e distante.

 

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também COM ELE viveremos” Rm 6:8

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, POR CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.” Rm 6:23

 

Essa é uma promessa que devemos nos lembrar: devemos morrer com Cristo, morrer para nossas vontades e pecados e então com Ele viveremos, mas viveremos uma VIDA eterna!

 

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais EM CRISTO” Efésios 1:3

“Temos todas as bênçãos espirituais nos céus em Cristo.” ²

“Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.” Rm 8:39

 

O amor que Deus tem por nós, ETERNO, CONFIÁVEL, PROFUNDO, IMENSO está em Cristo Jesus, nada pode nos separar desse amor tão maravilhoso por causa de Cristo Jesus.

A maior prova de amor foi demonstrada em Cristo, quando Ele morreu por nós na Cruz, mesmo sendo ainda pecadores. (Rm 5:8)

 

“Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada EM CRISTO JESUS”. 1 Coríntios 1:4

“Recebemos graça EM CRISTO.” ² Tem uma história que meu pastor conta sobre graça e misericórdia: Um menino desobedece ao pai e então o pai diz que ele ficará de castigo por 1 hora, mas depois de 10 minutos o pai tira o seu filho do castigo e lhe diz: “Isso é misericórdia.” Mais tarde um pouco o pai o leva para tomar sorvete e o menino sem entender pergunta: “Mas Pai, eu errei com você e você me tirou do castigo e ainda me dá um presente?” E o pai responde: Isso é graça.

“Pelo contrário, sede bondosos e tende compaixão uns para com outros, perdoando uns aos outros, assim como Deus vos perdoou EM CRISTO.” Efésios 4:32

“Temos o perdão dos pecados em Cristo”²

“Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão EM CRISTO JESUS.” Romanos 8:1

“Não há nenhuma condenação em Cristo.”²

“Portanto, se alguém está EM CRISTO, é nova criação; as coisas velhas já se passaram, e surgiram coisas novas.” 2 Coríntios 5:17

“Somos uma nova criatura em Cristo.”²

“O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo sua riqueza na glória EM CRISTO JESUS.” Filipenses 4:19

“Deus supre todas as nossas necessidades em Cristo.”²

“A Ele anunciamos, aconselhando e ensinando todo o homem com toda sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito EM CRISTO.” Colossenses 1:28

“Seremos apresentados a Deus perfeitos em Cristo.”²

 

Há tantos outros versículos, porém, se eu fosse colocar todos, não iam caber em um só texto, mas eu queria destacar alguns aqui para que isso nos enchesse de esperança. Todas essas promessas são confiáveis, tudo que conquistamos EM CRISTO é para a eternidade, agora podemos olhar para Cristo e dizer: O SENHOR É SUFICIENTE PRA MIM. Suficiente na dor, suficiente na alegria, suficiente no luto, suficiente na luta, suficiente na minha vida.

Se você está em algum momento de dificuldade, não se esqueça de TUDO o que Jesus conquistou na Cruz para você.

Se firme nas promessas que Deus tem para você através de Cristo, são essas promessas que vão se cumprir. As promessas da PALAVRA DE DEUS são as verdadeiras promessas que temos para nos firmar hoje.

“Pois NELE vivemos, nos movemos e existimos” Atos 17:28a

¹ Bíblia de Estudo de Genebra
² Pastor Gilson Souto Maior Júnior

 

Amanda Martins