Escutando a aula da escola dominical dessa semana, dentre várias coisas que o professor/ pastor ensinava sobre a criação de Deus, algo chamou a minha atenção, se sobressaiu a tudo o que ele dizia. Deus, na criação do mundo, fez tudo na ordem certa, com paciência e detalhadamente. Fez o dia e a noite, separou as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão, e assim foi até criar o homem. Pense que se Ele tivesse primeiro criado o homem, onde o homem viveria? O que ele comeria? O que ele iria fazer? O Pai, na sua infinita perfeição fez tudo no seu tempo, tudo perfeito e muito agradável a Ele. Agora, e se no lugar de Deus nós fossemos os criadores? Tenho certeza que não teríamos a paciência de Deus para fazer e por tudo no seu lugar. Com certeza, primeiro faríamos o ser humano e depois viriam as plantas, os animais, o dia, a noite… Realmente não temos a capacidade e a perfeição de Deus para determinar o tempo, o lugar e a forma que as coisas acontecerão.

Tempo, tempo, tempo. Às vezes parece que o tempo não passa. A angústia, a impaciência, a ansiedade parecem delongar o tempo para a concretização dos nossos desejos e, assim, não aguentamos esperar. Esperar no autor do mundo passa a ser uma tarefa muito difícil de ser concluída e acabamos fazendo do nosso jeito, no nosso tempo.

Por que insistimos em afligir as nossas almas tentando conquistar aquilo que desejamos com as nossas próprias forças? Qual é o motivo de tudo isso se há um tempo determinado pelo Pai para que tudo aconteça? Infelizmente, às vezes, achamos que somos autossuficientes e as nossas próprias fraquezas fazem com que queiramos tudo depressa, no tempo determinado por nós. E quão terrível é isso, pois estamos negando que as coisas decorram conforme o tempo do Pai! Queremos que a nossa vontade seja boa, perfeita e agradável, sendo que não somos bons, nem perfeitos e tampouco agradáveis- Pai perdoa-me pela minha falta de paciência e fé.

O tempo de Deus envolve muito mais que somente aguardar as coisas acontecerem. Quando permitimos que Ele controle o nosso tempo estamos dizendo para que Ele trabalhe em nós, nos molde, nos transforme para recebermos aquilo que Ele tem para nós. As nossas angústias e medos, podemos depositar nEle, porque Ele se faz refúgio e fortaleza durante esse tempo, é Ele quem traz paz e descanso. Além do mais, estaremos agradando o Pai, e que alegria há nisso! O Pai se agrada quando aguardamos nEle!

Quando parecer que está demorando muito, que nada está acontecendo, não existe fórmulas mágicas para usarmos como escape. A única saída é pedir ao Senhor da nossa vida para que ensine a sermos pacientes e sábios para sabermos agir nos momentos certos.

Fomos feitos para glorificar o nome de Deus, o Pai. Portanto, glorifiquemos o nome dEle permitindo que Ele comande o nosso tempo.

“Por isso, minha alma, aquieta-te no Deus da tua salvação. Pare de lutar e encontre paz na sua fé.”

 

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.”

Sl 46:10.

Thalita Messias